É uma enorme alegria termos um número crescente de crianças entre nós. Pois isso reflete uma igreja saudável, com diferentes faixas etárias. O trabalho com crianças em nossa igreja é feito da seguinte forma:

1) O que ensinamos:

Estamos traduzindo um currículo infantil reformado. Este tem como objetivo estudar a bíblia inteira ao longo de 7 anos. Todos os professores passaram por um treinamento sobre princípios bíblicos do trabalho com crianças e sobre o uso do currículo. Todos gastam diversas horas semanais para preparar uma boa aula para nossas crianças. Todo domingo, elas levam para casa um marcador de livro com o resumo do que foi ensinado e um versículo para memorizar.

2) Durante o culto:

Temos berçário para crianças com até 3 anos de idade. Em casos especiais, para crianças de até 5 anos que ainda não foram treinadas para ficar no culto, os professores poderão recebê-las a partir do horário do sermão. Ou seja, pedimos que elas fiquem no culto com os pais para já irem se acostumando – lembrando que este é um breve período, com cerca de 15 minutos. Lembramos ainda que nossos cultos dificilmente duram mais de uma hora, e que o sermão tem por volta de 30-35 minutos. Acreditamos que elas são capazes deste tipo de comportamento, pois já fazem isso nas escolas.

Quando dizemos treinadas para ficar no culto, referimo-nos a ajudar a criança a entender como portar-se com reverência, aprendendo a escutar e a participar desde cedo do culto de louvor ao Senhor. Incentive-as a cantar, a escutar e a participar das leituras bíblicas. Nossa meta é que as crianças, a partir de 6 anos, consigam ficar com toda a igreja durante o período integral do culto. Entendemos que o culto é uma atividade de toda a família do pacto, da qual cada pessoa internaliza o que tem capacidade para absorver. As crianças precisam começar a entender que elas também tiram proveito do culto. Assim, quando tornarem-se adolescentes, já terão em suas mentes e corações padrões de atenção e compreensão do sermão e de outros elementos. É importante que elas vejam os sacramentos sendo praticados. Isso gerará nelas uma curiosidade bíblica saudável, e firmará no coração o sentimento de que elas são parte da igreja desde pequenas.

3) Escola Bíblica Dominical:

Separamos as crianças em classes, usando por critério a idade. As crianças de até 3 anos continuam no berçário. De 4 a 6 anos, em uma classe e de 7 a 12 anos em outra.

União Presbiteriana de Juvenis (UPJ)

Dias da reunião: primeiro, terceiro e quinto sábados do mês  – 16h30

A União Presbiteriana de Juvenis – UPJ – possui o objetivo de proporcionar aos pré-adolescentes – entre 9 e 12 anos – uma oportunidade de comunhão e amizade regada a estudos bíblicos e palestras, de modo a consolidar os fundamentos cristãos nessa faixa etária, alimentando o prazer de se viver no meio do povo da aliança.

Coordenadores:
Presb. Flávio e Bianca Heringer

Equipe de apoio:

André e Mariana Carvalho

Cleber e Laura Filomeno

Daniel e Renata Lopes

Filipe e Marianna Schulz

Roberto e Anne Andrade

Suélem Ichiki

Thiago e Milena Martinello

União Presbiteriana de Adolescentes (UPA)

Dias da reunião: primeiro, terceiro e quinto sábados do mês – 19h

A União Presbiteriana de Adolescentes – UPA – possui o objetivo de proporcionar aos adolescentes – entre 13 e 16 anos – uma oportunidade de comunhão e amizade regada a estudos bíblicos e palestras, de modo a consolidar os fundamentos cristãos nessa faixa etária, alimentando o prazer de se viver no meio do povo da aliança.

Coordenadores:

Presb. Flávio e Bianca Heringer

Equipe de apoio:

Déborah Boechat

Henrique Amorim

Kessya Milena

Leticia Heringer

Luís Felipe Heringer

Marcel e Sarah Carvalho

Rodrigo e Samara Macedo

Tchainyse Mussi

Victor Bimbato

União de Mocidade Presbiteriana (UMP) 

logo_ump_alta_resolucao

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1 Timóteo 4.12

Dias da reunião: primeiro e terceiro sábados do mês – 19h30

Na palavra de Deus, vemos vários exemplos de jovens rendidos aos pés do Senhor, suas vidas sendo usadas como instrumentos poderosos para fazer uma diferença enorme na sociedade em que viveram. Em nossa igreja, queremos o mesmo: jovens dedicados a conhecer a Palavra de Deus e a proclamar as Boas Novas do Senhor Jesus.

A UMP da Igreja Presbiteriana Semear – de 17 a 24 anos – reúne-se no primeiro e sábados do mês para juntos estudarmos temas bíblicos, para termos momentos de comunhão e para servirmos à igreja e à comunidade. Nesse grupo, temos desde adolescentes a jovens adultos, aprendendo juntos e ensinando uns aos outros.

Desde antes da organização da Igreja Presbiteriana Semear, um grupo de jovens já se reunia quinzenalmente para estudar temas como o Catecismo de Heidelberg ou a Teologia da Aliança. Desde aquela época, já havia uma diversidade no grupo que se reunia, contando com pessoas de várias idades, uns que já estavam estudando teologia há mais tempo e outros que ainda estavam começando a conhecer a Bíblia.

Porque cremos na importância da educação teológica, a maioria de nossas reuniões de jovens é para estudarmos a Bíblia e temas teológicos. As demais, têm como foco: o fortalecimento dos laços de relacionamento entre os jovens, o serviço à igreja e à comunidade com nossos dons e talentos, a proclamação do Evangelho aos que ainda não conhecem o Senhor Jesus.

IMG_16471-300x196

Todas as pessoas da Juventude possuem também a oportunidade de trabalhar em eventos da igreja, na organização das programações da Juventude, na música, na comunicação, entre outras coisas, já que não queremos transformar pessoas em ‘grama de cenário’, que só ficam lá, parados, olhando. Antes, queremos jovens frutíferos, glorificando ao Senhor com suas vidas.

Visite-nos!

Diretoria
Presidente:
Fernanda Vilela
Vice-Presidente: Leticia Heringer
Primeiro Secretário: Giovanna Vilela
Segundo Secretário: Judson Rodrigues
Tesoureiro: Ana Carolina Martins

logo_SAF_novo_2014A SAF da Igreja Presbiteriana Semear busca proporcionar:

1 – crescimento espiritual de mulheres de diversas faixas etárias, por meio do estudo da Palavra de Deus e da troca de  experiências entre as participantes, em que as mais maduras na fé auxiliam as mais novas na caminhada cristã;

2 – oportunidades de serviço, com ações em prol das necessidades da comunidade e dos necessitados dentro e fora da Igreja;

3 – momentos de comunhão que as identificam como membros do Corpo de Cristo.

Em janeiro de 2012, os estudos da Palavra de Deus começaram com o auxílio do livro “Graça e Agrado”, de Elizabeth Gomes, que fala da Carta aos Galátas, sob o ponto de vista das mulheres e da vida cristã. Não se trata de palestras, mas de estudos dirigidos por uma das mulheres, em que, uma vez por mês, em reuniões nas casas, as mulheres param para conversar sobre dois capítulos do livro.

Outra atividade que marcou o início desse trabalho de mulheres é a confecção, para a Igreja, de uma toalha de mesa de artesanato (fuxico), feito pelas próprias participantes. Artesanato inicialmente aprendido, em reuniões específicas, e trabalho feito com a colaboração de todas. Ainda surgiram outras oportunidades, nesses primeiros meses, de atividades: oficina de culinária, acompanhamento de doentes e visitação.

Com o passar do tempo e o crescimento da igreja, notou-se a necessidade de que o grupo de mulheres se organizasse como sociedade interna. Dessa maneira, em fevereiro de 2016, houve eleição da Diretoria que está à frente do trabalho. As eleitas foram:

Presidente  e Secretária: Marianna Schulz
Vice-Presidente e Tesoureira: Roberta Macedo


Dia da Reunião: 4º sábado do mês

Para saber mais sobre a SAF, clique no link a seguir: http://www.saf.org.br/

Dia da reunião: segundo sábado do mês

O Grupo
O Grupo Timóteo (GT) é um departamento interno da Igreja Presbiteriana Semear que congrega seus participantes sob o critério de idade e fase de vida – adultos jovens, sejam solteiros ou casados, entre 24 e 37 anos –, sob a orientação, supervisão e superintendência do Conselho da Igreja, com o qual se relacionam por meio de um Conselheiro designado pelos presbíteros da igreja. O departamento é coordenado por um grupo seleto de adultos jovens que desempenha o papel de programar, organizar, divulgar e conduzir as atividades mensais, visando a edificação e o aperfeiçoamento na caminhada cristã de seus participantes. 

Objetivos
a) Treinar os adultos jovens na Palavra e no conhecimento de Deus, visando tanto o amadurecimento cristão pessoal, familiar e corporativo bem como o equipar destes adultos para o serviço e liderança em áreas diversificadas no Reino de Cristo, através da igreja local.

b) Cooperar com a Igreja, como parte integrante da mesma, nos seus objetivos de servir a Deus e ao próximo em todas as suas atividades, promovendo a plena integração de adultos jovens por meio do ensino da verdadeira koinonia bíblica;

c) Incentivar o cultivo sadio de atividades espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e desportivas.

d) Promover uma salutar convivência de seus participantes entre si e com os grupos de outras faixas etárias da Igreja Presbiteriana Semear, assim também como com outros departamentos e organizações da IPB e denominações evangélicas fraternas. 

Presbítero Conselheiro
Rev. Felipe Sabino

Equipe de Coordenação
Eduardo e Hanna Samara Néris
Marcos e Rafaela Grimm
Kenne Rocha
Roberta Freitas

Apoio
Thiago e Milena Martinello

A Igreja Presbiteriana Semear, obedecendo à Grande Comissão dada por Cristo, está engajada na tarefa de anunciar as boas novas de Deus em Cristo a todos os povos. Por causa disso, apoiamos diversos missionários que trabalham dentro e fora do Brasil. Abaixo fornecemos algumas informações sobre eles. Conheça o trabalho desses irmãos, ore por eles e considere ser um mantenedor:

João Petreceli (pastor da IPB e missionário na Nova Zelândia)
Contato: rev.petreceli@gmail.com

Raimundo Montenegro (pastor da IPB e missionário na Albânia)
Contato: rev.montenegro@gmail.com

Aurélio Vargas (missionário entre os índios Tembé)
Contato: aurelio.leticia@gmail.com

Patrick Scherrer (pastor da IPB e missionário no Oriente Médio)
Contato: pes@generalmail.com

Fábio Ribas (pastor da IPB e missionário no Mato Grosso)
Contato: fabioluribas@hotmail.com