É uma enorme alegria termos um número crescente de crianças entre nós. Pois isso reflete uma igreja saudável, com diferentes faixas etárias. O trabalho com crianças em nossa igreja é feito da seguinte forma:

1) O que ensinamos:

Estamos traduzindo um currículo infantil reformado. Este tem como objetivo estudar a bíblia inteira ao longo de 7 anos. Todos os professores passaram por um treinamento sobre princípios bíblicos do trabalho com crianças e sobre o uso do currículo. Todos gastam diversas horas semanais para preparar uma boa aula para nossas crianças. Todo domingo, elas levam para casa um marcador de livro com o resumo do que foi ensinado e um versículo para memorizar.

2) Durante o culto:

Temos berçário para crianças com até 3 anos de idade. Em casos especiais, para crianças de até 5 anos que ainda não foram treinadas para ficar no culto, os professores poderão recebê-las a partir do horário do sermão. Ou seja, pedimos que elas fiquem no culto com os pais para já irem se acostumando – lembrando que este é um breve período, com cerca de 15 minutos. Lembramos ainda que nossos cultos dificilmente duram mais de uma hora, e que o sermão tem por volta de 30-35 minutos. Acreditamos que elas são capazes deste tipo de comportamento, pois já fazem isso nas escolas.

Quando dizemos treinadas para ficar no culto, referimo-nos a ajudar a criança a entender como portar-se com reverência, aprendendo a escutar e a participar desde cedo do culto de louvor ao Senhor. Incentive-as a cantar, a escutar e a participar das leituras bíblicas. Nossa meta é que as crianças, a partir de 6 anos, consigam ficar com toda a igreja durante o período integral do culto. Entendemos que o culto é uma atividade de toda a família do pacto, da qual cada pessoa internaliza o que tem capacidade para absorver. As crianças precisam começar a entender que elas também tiram proveito do culto. Assim, quando tornarem-se adolescentes, já terão em suas mentes e corações padrões de atenção e compreensão do sermão e de outros elementos. É importante que elas vejam os sacramentos sendo praticados. Isso gerará nelas uma curiosidade bíblica saudável, e firmará no coração o sentimento de que elas são parte da igreja desde pequenas.

3) Escola Bíblica Dominical:

Separamos as crianças em classes, usando por critério a idade. As crianças de até 3 anos continuam no berçário. De 4 a 6 anos, em uma classe e de 7 a 12 anos em outra.

União Presbiteriana de Juvenis (UPJ)

Dias da reunião: primeiro e terceiro sábados do mês

A União Presbiteriana de Juvenis – UPJ – possui o objetivo de proporcionar aos pré-adolescentes – entre 9 e 12 anos – uma oportunidade de comunhão e amizade regada a estudos bíblicos e palestras, de modo a consolidar os fundamentos cristãos nessa faixa etária, alimentando o prazer de se viver no meio do povo da aliança.

Coordenadores:
Daniel Lopes

Equipe de apoio:
Roberto Corrêa
Anne Araújo
Clarisse Torres
Renata Lopes


União de Mocidade Presbiteriana (UMP) 

logo_ump_alta_resolucao

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1 Timóteo 4.12

Dias da reunião: primeiro e terceiro sábados do mês – 19h30

Na palavra de Deus, vemos vários exemplos de jovens rendidos aos pés do Senhor, suas vidas sendo usadas como instrumentos poderosos para fazer uma diferença enorme na sociedade em que viveram. Em nossa igreja, queremos o mesmo: jovens dedicados a conhecer a Palavra de Deus e a proclamar as Boas Novas do Senhor Jesus.

A UMP da Igreja Presbiteriana Semear – de 17 a 24 anos – reúne-se no primeiro e sábados do mês para juntos estudarmos temas bíblicos, para termos momentos de comunhão e para servirmos à igreja e à comunidade. Nesse grupo, temos desde adolescentes a jovens adultos, aprendendo juntos e ensinando uns aos outros.

Desde antes da organização da Igreja Presbiteriana Semear, um grupo de jovens já se reunia quinzenalmente para estudar temas como o Catecismo de Heidelberg ou a Teologia da Aliança. Desde aquela época, já havia uma diversidade no grupo que se reunia, contando com pessoas de várias idades, uns que já estavam estudando teologia há mais tempo e outros que ainda estavam começando a conhecer a Bíblia.

Porque cremos na importância da educação teológica, a maioria de nossas reuniões de jovens é para estudarmos a Bíblia e temas teológicos. As demais, têm como foco: o fortalecimento dos laços de relacionamento entre os jovens, o serviço à igreja e à comunidade com nossos dons e talentos, a proclamação do Evangelho aos que ainda não conhecem o Senhor Jesus.

Todas as pessoas da Juventude possuem também a oportunidade de trabalhar em eventos da igreja, na organização das programações da Juventude, na música, na comunicação, entre outras coisas, já que não queremos transformar pessoas em ‘grama de cenário’, que só ficam lá, parados, olhando. Antes, queremos jovens frutíferos, glorificando ao Senhor com suas vidas.

Visite-nos!

Diretoria
Presidente
: Mauro Cazzaniga
Vice: Gabriel Melo
Primeira Sec: Letícia Araújo
Segunda Sec: Lúcia Helena Néris
Tesoureiro: Luiz Fernando Néris

As mulheres de nossa igreja se reúnem quinzenalmente em vários grupos de discipulado, em dias variados da semana. Para mais informações e saber em qual grupo você se adequaria melhor, entre em contato pelos seguintes e-mails:

biancaheringer@gmail.com
aldegas@yahoo.com.br

Os homens de nossa igreja se reúnem quinzenalmente em vários grupos de discipulado, em dias variados da semana. Para mais informações e saber em qual grupo você se adequaria melhor, entre em contato pelos seguintes e-mails:

marcel_argolo@hotmail.com
ricardomortoza@gmail.com

A Igreja Presbiteriana Semear, obedecendo à Grande Comissão dada por Cristo, está engajada na tarefa de anunciar as boas novas de Deus em Cristo a todos os povos. Por causa disso, apoiamos diversos missionários que trabalham dentro e fora do Brasil. Abaixo fornecemos algumas informações sobre eles. Conheça o trabalho desses irmãos, ore por eles e considere ser um mantenedor:

Aurélio Vargas (Paragominas/PA)
Rev. Daniel Charles Gomes (Japão)
David Portela (Phnom Penh/Camboja)
Rev. João Petreceli (Nova Zelândia e Nepal)
Rev. Paulo Cesar Oliveira (Missão Além/Wyclife)
Marinus Cornelis Aarnoudse (Missão Além – DF)
Projeto Semear no Nepal