Em conformidade com a Grande Comissão para o povo de Deus (Mateus 28:18-20), a Igreja Presbiteriana Semear aspira ser uma comunidade cristã dinâmica no coração de Brasília, centrada na adoração ao Deus vivo e no testemunho do evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor.

IMG_1627Como discípulos de Cristo, nós nos esforçamos para viver vidas que glorifiquem a Deus, com famílias fortes e uma comunhão na qual os membros cuidem e amem uns aos outros, buscando juntos o bem-estar de nossa cidade, de nosso país e do mundo.

Pelo agir do Espírito Santo, buscamos desenvolver um ministério vital de pregação e ensino, com vistas à trazer homens, mulheres e crianças a Cristo. Desejamos ver pessoas confortadas, nutridas e amadurecidas na fé por meio do poder restaurador do evangelho, de tal forma que venham a ser equipadas para o serviço e capacitadas efetivamente para todas as esferas da vida, possuindo conhecimento adequado das Escrituras.

A IPSemear é federada à Igreja Presbiteriana do Brasil e parte do Presbitério de Brasília. É uma igreja de cosmovisão Reformada calvinista, orientada pela exposição das Escrituras tal como exposta na Confissão de Fé de Westminster e nos Catecismos Maior e Breve. É governada por meio de Presbíteros (homens experientes na fé) docentes (ordenados pelo presbitério) e regentes (ordenados pela igreja local) que, como pares e em colegiado, recebem de Deus o encargo de pastorear o rebanho de Jesus Cristo.

Eis que o semeador saiu a semear.” Marcos 4.3

Logo IPSemear-VNa manhã do segundo domingo do ano de 2011, um grupo de 25 pessoas, incluindo os 13 membros indicados pelo Conselho, se reuniu na casa de Flávio e Bianca Heringer, numa bela e ensolarada manhã sob a liderança de Cláudio Cruz e do próprio Flávio, para iniciar os trabalhos da Congregação Presbiteriana Semear. Naquele dia foi lido o texto do evangelho de João, capítulo 4, sobre a verdadeira adoração. Mas a história não começa aí…

A Congregação Presbiteriana Semear surgiu a partir de um sonho antigo acalentado por Cláudio e Tânia Cruz e por outros tantos irmãos, desde 2006. Durante o 2° semestre de 2010 esse sonho foi ganhando forma, debaixo de oração e estudo cuidadoso. No início do mês de outubro, numa conversa no gabinete pastoral, Cláudio apresentou ao Rev. Valter um primeiro esboço do projeto da Congregação. Suas valiosas observações foram de suma importância para os rumos do trabalho que se estabeleceria, das quais merecem destaque: a proposta de utilizar um método de plantação de igrejas a partir de um “lauching group” e a sugestão do nome do Rev. Emílio Garofalo Neto para pastorear a Congregação.

No final daquele mês de outubro, o Conselho se reunia para ouvir a proposta apresentada por Cláudio Cruz e Tânia assinada também pelo casal Flávio e Bianca Heringer. Foi uma reunião marcada por forte emoção: de um lado o sentimento de que irmãos queridos deixariam de participar do mesmo convívio semanal, mas de outro lado carinhosas palavras de incentivo diante da perspectiva de expansão do Reino de Deus.

Screen Shot 2015-10-31 at 12.09.10 AMLogo depois, em dezembro, o Conselho aprovou e designou 13 membros da igreja para iniciarem o trabalho: Cláudio Cruz, sua esposa Tânia e seus filhos Carlos, Luciana e Rafael, a família de Flávio e Bianca Heringer, com os filhos Luís Felipe e Letícia, bem como Eliane Cruz e sua filha Ana Carolina, Andréa Heringer e D. Leni Cruz, mãe de Cláudio e Eliane, que já havia participado, com seu falecido esposo, da fundação da 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga.

Assim, o trabalho se iniciou, contando com o apoio do Presb. Hércules Curcio e do Rev. André Mendonça, designado pelo Conselho da IPBsb para ministrar os atos pastorais e orientar a plantação da Congregação. Nos primeiros meses de 2011, as reuniões dominicais aconteceram na casa de Flávio e Bianca. Em fevereiro, foram iniciadas as reuniões de um grupo familiar, às quintas-feiras, sempre na casa de Cláudio e Tânia, com vistas a estudar aspectos importantes da vida da igreja: o ensino, a adoração, a comunhão e o serviço. Também em fevereiro o trabalho dominical passou a ser estruturado com uma breve devocional seguida por aulas de Escola Dominical. Nesse momento, o Conselho já designara o seminarista Gustavo Vilela Monteiro para dar apoio às atividades da Congregação, juntamente com sua esposa Rosiane.

Muitos visitantes começaram a aparecer nas reuniões dominicais ou nos grupos familiares. O Senhor, em sua sabedoria e providência, é Aquele que direciona nossos corações e orienta nossas vidas. Assim é que alguns irmãos, membros da Terceira Igreja Batista do Plano Piloto, sabendo da Congregação que se iniciava, começaram a frequentar as reuniões e logo se dispuseram a cooperar com seus dons na edificação desta parcela do Corpo de Cristo. Logo, outros irmãos se juntariam, sempre com grande alegria e testemunhando do amor com que viviam esse grupo de discípulos, aliás, uma das marcas que sempre caracterizaram a Igreja Presbiteriana de Brasília. Assim, a Congregação demonstrava a todos, na prática, a sua herança genética: ser, também ela, uma comunidade de amor.

Screen Shot 2015-10-31 at 12.09.35 AMEm 13 de março de 2011 foi realizado o primeiro culto público da Congregação, no salão localizado no subsolo do Hotel Carlton, no Setor Hoteleiro Sul, sob a direção do Rev. Weber Sérgio, pastor auxiliar da IPBsb. Log em seguida, no início de abril, conforme acertado com o Conselho, o Rev. Emilio e sua esposa Anelise vieram ao Brasil para conhecer o trabalho que se iniciava e para serem conhecidos dos irmãos. A visita do Rev. Emilio e de Anelise confirmou aquilo que pedíamos ao Senhor. O vínculo entre o pastor e a Congregação foi imediato, tanto que o Conselho logo formalizou o convite ao pastor para dirigir a Congregação quando do seu retorno ao Brasil em outubro, logo após a conclusão de seu curso de doutorado e outras obrigações com a igreja americana. A resposta afirmativa e imediata deu grande alento a todos, observando a mão bondosa do Senhor conduzindo cada passo dado.

Screen Shot 2015-10-31 at 12.10.17 AMNaquele mesmo mês de abril, durante o final de semana da Páscoa, foi realizado um acampamento de toda a Congregação com a presença do Rev. Wadislau Martins Gomes e sua esposa Elizabeth. Momentos preciosos de crescimento espiritual entendendo como Deus edifica sua igreja por meio dos dons que Ele mesmo concede a seus filhos.

Durante os meses de abril a outubro de 2011, vários cultos foram realizados sob a direção de pastores queridos que deram sua contribuição à família da fé que ainda estava se estruturando. Pastores da Igreja Presbiteriana de Brasília, de igrejas-irmãs do mesmo Presbitério de Brasília ou mesmo de igrejas presbiterianas mais distantes estiveram conosco nos ministrando a Palavra de Deus. Entretanto, algo inusitado haveria de marcar esse processo de plantação de igreja: a pregação à distância.

Contando com o talento e conhecimento de vários irmãos, sob a direção de Cláudio, a Congregação Presbiteriana Semear realizou pelo menos dois cultos públicos por mês tendo como pregador o Rev. Emílio, ao vivo, via Skype, diretamente dos Estados Unidos, expondo em sequência a primeira epístola de Paulo a Timóteo. Foi surpreendente participar de um culto em que o pregador não estava presente, mas participando da liturgia, dirigindo a igreja em oração e na pregação, sem que isso causasse qualquer embaraço ao andamento do culto e ao espírito de adoração reverente da comunidade. Que bênção sentir a presença de Deus mesmo quando as circunstâncias em que o culto acontece são tão diferentes daquelas com as quais nos habituamos. Sem dúvida aprendemos nesse período a considerar, durante o culto público, mais do que qualquer circunstância ou situação, a centralidade da presença do Senhor e sua Palavra ministrada ao seu povo.

Screen Shot 2015-10-31 at 12.07.03 AMDesde o início de junho a Congregação passou a se reunir regularmente no Hotel, mas as orações de Bianca foram ouvidas e a Congregação não ficou muito tempo longe da casa da família Heringer. Logo no final de julho, seguindo sábia orientação do Conselho da IPBsb, a Congregação passou a se reunir também no período vespertino dos domingos, desta vez para oração, compartilhamento de necessidades e estudo devocional.

E o Senhor continuava derramando sua misericórdia, atraindo em sua graça irmãos dispostos a unir forças em favor do Reino. A comunidade aprendeu a chorar com os que choram e a alegrar-se com os que se alegram. Em tudo o Senhor supriu seu povo, mesmo quando o desânimo parecia chegar e o custo de ser peregrino parecia alto, especialmente para a equipe de música, com sua intensa dedicação em montar e desmontar equipamentos a cada domingo. Mas a graça do Senhor é mais do que suficiente porque o Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

emilio e anelise 2Em outubro de 2011, chegou o aguardado momento da chegada do Rev. Emilio. Anelise logo arregaçou as mangas para auxiliar no trabalho com as crianças. No final do mês o culto destinado a recordar os feitos de Deus na história da Reforma trazia uma novidade: a necessidade de um salão para o culto com maior capacidade.

No mês seguinte, uma decisão importante foi tomada, tendo em vista que a reunião do Presbitério se avizinhava e o pedido de organização seria formulado ao Presbitério: a escolha do nome da futura igreja. A escolha foi feita por todos os membros da congregação que aprovou a permanência do nome dado à Congregação. Durante a reunião do Presbitério, em dezembro, a organização da Igreja foi aprovada e uma comissão foi designada sob a relatoria do Presidente do Presbitério, Rev. Obedes da Cunha Ferreira Jr. Ainda no final de 2011 a juventude de nossa igreja se organizou e começou reuniões regulares de estudo bíblico, comunhão e serviço.

É sempre bom lembrar a alegria da comunhão nos almoços comunitários, da bênção do batismo infantil de Estevão e Timóteo, filhos de Clarisse Cavalcante, ocorrido em 11 de dezembro de 2011 e do acampamento de jovens realizado no período de Carnaval de 2012, com sua temática misteriosa: O Camaleão, o Porco-espinho e o Gato de Schroedinger.

Screen Shot 2015-10-31 at 12.11.48 AMO ano de 2012 chegou e com ele novas formas de funcionamento. O grupo familiar único deixou de funcionar para dar lugar a diversas atividades específicas e duradouras: grupo de mulheres para estudo e serviço, grupo de homens, reuniões da juventude e estudos com homens sobre liderança na igreja. Também veio a primeira mudança de local de reunião desde o início dos cultos regulares, para o Hotel St. Peter, também no Setor Hoteleiro Sul.

Os desafios para o futuro são maravilhosamente belos e ainda estamos no começo, ainda nos primeiros passos. Que o Senhor Jesus Cristo nos conceda sempre a sua graça para sermos seus cooperadores na suprema e maravilhosa tarefa de Semear a Santa Palavra, o evangelho da salvação, sabedores de que essa palavra não voltará vazia ao Senhor, mas fará aquilo que Lhe apraz, aquilo para o qual Ele a designou.

Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória, eternamente. Amém!” (Romanos 11.36)

Conselho
(conselho@ipsemear.org)

Junta Diaconal
(diaconia@ipsemear.org)

Faça o download dos nossos documentos e símbolos de fé:
Manual Presbiteriano
Confissão de Fé de Westminster
Catecismo Maior
Breve Catecismo

Credo Apostólico
Credo Niceno

Nossas crenças:

  • Cremos que a Bíblia, constituída pelos 66 livros do Antigo e do Novo Testamento, é a Palavra de Deus escrita, inspirada pelo Espírito Santo e sem erro nos seus manuscritos originais. A Bíblia é a revelação da verdade de Deus, sendo a autoridade divina infalível em todos os assuntos de fé e prática para a vida do homem.
  • Cremos na Santíssima Trindade. Há um só Deus, que existe eternamente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  • Cremos que Deus o Pai é Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. Ele criou todas as coisas boas, segundo sua boa vontade, inclusive o homem, segundo sua imagem e semelhança. Mas o homem pecou contra Deus, se rebelando contra a sua vontade e caindo do estado de graça que possuía. Assim, por causa da Queda, todo homem é nascido pecador e totalmente incapaz de salvar-se da justa ira de Deus, exceto pela Sua misericórdia.
  • Cremos que a salvação é concedida somente através Deus, que possui a prerrogativa de escolher soberanamente aqueles que Ele deseja salvar. Acreditamos que Sua escolha é baseada em Sua graça, não em qualquer mérito individual humano ou em fé prevista. Nisso também vemos que Deus é misericordioso e fiel ao Seu povo, não apenas como indivíduos, mas como famílias em gerações sucessivas, redimindo-os de acordo com as promessas de sua santa Aliança (Gênesis 12:1-3).
  • Cremos que Jesus Cristo é o Filho eterno de Deus, que se encarnou como homem por geração do Espírito no ventre da virgem Maria. Por meio de Sua vida perfeita e sua morte sacrificial ele expiou os pecados de todos os que nEle confiam para a salvação. A crença na obra de Cristo para a salvação é exclusiva e inegociável (João 14:6), a saber, que ele morreu, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e está assentado à destra de Deus Pai, de onde virá ainda uma segunda vez.
  • Cremos que o Espírito Santo habita o povo de Deus e lhes ilumina o coração para compreender a Palavra de Deus, bem como concede a força e sabedoria necessárias para se confiar em Cristo e segui-Lo.
  • Cremos que por meio da obra de Seu Filho, Deus formou para si um povo, a Igreja, o Corpo vivo de Cristo que se espalha sobre a face da terra. O povo de Deus exalta sua glória por meio do culto congregacional no Dia do Senhor, onde a Palavra de Deus é lida, exposta, pregada, aplicada e recebida em fé, onde os sacramentos do Batismo e da Santa Ceia são ministrados e onde a disciplina eclesiástica é exercitada para santificação e crescimento dos seus membros.
  • Cremos que Jesus irá retornar em glória, de forma corporal e visível, para julgar toda a humanidade, vivos e mortos, e receber o povo por quem entregou a própria vida.
  • Cremos que todos os aspectos de nossas vidas devem ser vividos para a glória de Deus, sob o senhorio de Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo (1 Coríntios 10:31).

Outros documentos das igrejas reformadas:
Catecismo de Heidelberg
Cânons de Dort
Confissão Belga